
NESSA SÉRIE NÓS VAMOS TRATAR DE DOIS ASPECTOS IMPORTANTES ACERCA DA VERDADEIRA IGREJA: 1) A IGREJA COMO CORPO DE CRISTO; E 2) A IGREJA NO PLANO ETERNO DE DEUS. CONVIDAMOS TODOS OS NOSSOS LEITORES A ACOMPANHAREM ESSA SÉRIE E COMPARTILHAREM A MESMA COM TODOS OS SEUS CONHECIDOS, AMIGOS E IRMÃOS. OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE PODERÃO SER ENCONTRADOS POR MEIO DE LINKS NO FIM DE CASA ESTUDO.
I. A Igreja – ἡ ἐκκλησία - ekklissía – Igreja.
A. Introdução – “... à igreja, a qual é o seu corpo”- Efésios 1:22—23.
1. Nosso conceito mental da igreja: prédio, edifício, local de reuniões, instituição, denominação etc.
2. Problemas causados pelas traduções.
a. Nossa Bíblia não foi escrita em português.
b. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico com umas pequenas porções escritas em aramaico.
c. O Novo Testamento foi inteiramente escrito em grego.
d. A palavra grega usada pelos autores do Novo Testamento para se referir à igreja foi ἐκκλησία - ekklissía – lê-se eclissía.
e. Nossa tradução de Almeida Revista e Atualizada em português traduz a expressão grega ἐκκλησία - ekklissía da seguinte maneira: a palavra ocorre 114 vezes no texto grego editado por Westcott e Hort, Tischendorf e os revisores ingleses.
i. Igreja
ii. Igrejas
iii. Assembléia
iv. Congregação
3. Por causa da tradução e dos conceitos dominantes a grande maioria das pessoas em nossos dias têm a tendência de pensar que a palavra igreja se refere um prédio na rua tal ou a uma instituição decadente e à beira da morte.
B - Definição do Termo
1. O Dicionário Aurélio 2000 define a palavra igreja da seguinte maneira: Do grego ekklesía, 'assembléia de cidadãos', 'assembléia de fiéis', pelo latim ecclesia.
2. Substantivo feminino.
a.Templo cristão.
b. Autoridade eclesiástica.
c. A comunidade dos cristãos.
d. O conjunto dos fiéis ligados pela mesma fé e sujeitos a uma mesma liderança.
3. O Dicionário de grego clássico de Liddell-Scott define assim:
a. Assembléia devidamente convocada, menos geral que — súllogos.
b. Na Septuaginta a definição corresponde a: congregação dos filhos de Israel — traduz o termo hebraico קְהַל — QeHaL.
c. No Novo Testamento: igreja como corpo de cristãos.
4. Os dicionários do Novo testamento, geralmente, definem como:
a. Igreja como comunidade universal.
b. Congregação como comunidade particular, i.e., de um determinado local, bem como uma comunidade familiar.
Conclusão: a palavra que usamos irá, inevitavelmente, afetar a maneira como pensamos e nosso conceito de igreja será influenciado de forma concomitante.
C. O Significado da palavra grega ἐκκλησία – ekklissía.
A expressão grega ἐκκλησία – ekklissía – é comumente traduzida pelo termo “igreja” no Novo Testamento em português.
1. A expressão grega ἐκκλησίαν τοῦ θεοῦ — ekklissían toû Theoû — Igreja de Deus, foi usada pelos primeiros cristãos para identificar a “sociedade” a que pertenciam como uma associação que era comum — familiar — a todas as pessoas. Não havia nada de extraordinário no uso deste termo. A reunião dos cristãos era apenas mais uma, no meio de uma multidão de associações não oficiais.
2. O que diferenciava a associação dos cristãos das outras associações tão comuns dos seus dias era o fato de que essa associação ou assembléia havia sido convocada pelo próprio Deus mesmo! Foi Deus quem os convocou. Da mesma maneira é Deus quem nos convoca nos dias de hoje.
3. A relação que existe entre ἐκκλησία — ekklissía — Igreja, e o chamado a viver a vida cristã acaba se perdendo completamente quando traduzimos a palavra grega ἐκκλησία pela expressão igreja. Vejamos como Paulo relacionou estes dois conceitos em
Efésios 3:21
A ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Efésios 4:1
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,
“A ele — Deus — seja a glória, na igreja — derivada do verbo καλέω — kaléo — chamar — e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! ... Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da κλήσεως — klésseos — vocação a que fostes ἐκλήθητε — ekléthete — chamados.
4. Assim temos que Deus deve ser glorificado na vida da igreja. Como? Pelos cristãos andando de um modo que seja digno do chamado que receberam.
5. O chamado que recebemos de Deus implica no seguinte:
a. Somos chamados para fora do mundo e para dentro da igreja de Deus = libertação.
b. Somos chamados para manter um relacionamento com Deus através do estabelecimento de uma aliança com Ele —
1 Coríntios 1:9
Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
c. Somos chamados para herdarmos uma herança futura. O que para Israel era a terra de Canaã, para nós será o céu —
Hebreus 3:1
Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus.
Filipenses 3:14
Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
1 Timóteo 6:12
Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.
d. Somos chamados para formar um povo especial que pertence ao único e verdadeiro Deus —
Deuteronômio 7:6
Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra.
1 Pedro 2:9—10
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
D. Uma Definição mais abrangente da palavra grega ἐκκλησία — ekklissía — Igreja.
O termo grego ἐκκλησία — ekklissía — Igreja, como usado no Novo Testamento, representa a totalidade — universalidade ou catolicidade — daqueles que pertencem à comunidade dos redimidos. Nessa condição a comunidade dos redimidos forma a igreja como “corpo de Cristo”. Como redimidos que formam o corpo de Cristo, os indivíduos desta comunidade estão íntima e completamente ligados e dependentes uns aos outros e todos, sem exceção, estão ligados, de modo absoluto, ao Senhor Jesus Cristo. Esses redimidos estão ainda em íntima ligação com a comunidade representada por todo o povo de Israel do Antigo Testamento, já que o mesmo é também designado ἐκκλησία — ekklissía — Igreja ou Congregação na Septuaginta. No Novo Testamento o termo é também usado para fazer referências a uma comunidade local de redimidos — igreja local. O termo nunca é usado para referir-se a uma construção nem a uma instituição. Tais conceitos não existiam nos dias da igreja primitiva - ate o ano 100 d.C. - nem nos dias dos pais da igreja - até o ano 200 d.C. Mas, acima de tudo somos um povo chamado por Deus. Ver tabela abaixo com as referências bíblicas:
Igreja como corpo de Cristo e Cristo como cabeça da igreja
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Efésios 1:22 -23
Colossenses 1:18, 24; 2:18 - 19
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Os redimidos como membros do Corpo de Cristo.
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1 Coríntios 12:27; Efésios 4:4; 5:30 e Colossenses 3:15
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Os redimidos como membros uns dos outros.
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Romanos 12:5
1 Coríntios 12:13; 24 - 26
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Assim temos que:
1. O verdadeiro caráter da Igreja é determinado pelo fato de ser Deus mesmo aquele que a convoca para se reunir. A igreja não é um prédio ou uma construção de qualquer tipo, e sim um ajuntamento de crentes convocados por Deus mesmo.
2. No Novo Testamento encontramos poucas evidências de que existisse algum tipo de organização que fosse muito além da igreja local — comunidade de cristãos localizada em uma determinada cidade ou em um lar, etc.
3. De acordo com o irmão Edwin Hatch: “Apesar de ser indisputável que o Senhor fundou a Igreja ἐκκλησία — ekklissía — assumimos de forma improvável que a igreja seja uma agregação de sociedades organizadas. Cada comunidade cristã era uma comunidade completa em si mesma”. Com a passagem do tempo esse formato foi alterado. Tal alteração não pode ser definida, a priori, como algo bom ou mau para a Igreja.
4. Nós precisamos começar a entender que cada comunidade local possui certa primazia real entre os vários tipos de unidade que poderiam existir.
5. Infelizmente, nos dias de hoje, a igreja institucional tem se tornado tão desfigurada e as pessoas, de um modo geral, estão muito desencantadas com ela. Hoje em dia as igrejas, independente da denominação a que pertençam, são algo muito difícil de reconhecermos como uma comunidade, na qual exista qualquer relação entre o que ai está e o ensino das Sagradas Escrituras —
Efésios 5:25—27
25 Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
26 para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Efésios 2:19—22
19 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus;
20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor,
22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.
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6. A igreja não é uma denominação, nem uma convenção, nem uma associação e sim um corpo espiritual.
7. A igreja não é uma organização e sim uma comunhão, ou como diz o Novo Testamento, uma κοινωνίᾳ — koinonía — Comunhão.
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